Resenha: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo

Autor: Leandro Narloch Editora: LeYa Gênero:  Não-ficção, história Páginas: 352 ISBN: 9788580448405 Classificação: ...





Autor: Leandro Narloch
Editora: LeYa
Gênero: Não-ficção, história
Páginas: 352
ISBN: 9788580448405
Classificação: ★★★★ (4/5)
Mais informações no site da editora.








Você sabia que os muros de Pompéia continham grafites dignos de porta de banheiro de bar? Ou que, durante a Idade Média, o pudor era algo que praticamente não existia? Que a maioria dos samurais eram bêbados fofoqueiros? Ou ainda que, com o aprimoramento das máquinas na Revolução Industrial, o trabalho infantil diminui consideravelmente? 

Através de uma narração eloquente e bem-humorada, o Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo trás essas e outras verdades, doa a quem doer. Churchill já tomou medidas a favor da eugenia, monges tibetanos possuíam escravos sexuais, a política de Gandhi aumentou a miséria na Índia e as fronteiras africanas estabelecidas pelos europeus pouco tem a ver com a atual pobreza do continente.

E não são poucas as fontes citadas ao longo do livro! Não estamos falando de teorias da conspiração, mas de estudos e pesquisas históricas verídicas, com argumentos bem elaborados. Além de divertida, é uma leitura, sem dúvida, enriquecedora. 

O que me incomodou um pouco foi a contínua argumentação contra o comunismo e socialismo. Eu até concordo com a maioria dos pontos abordados pelo autor, mas a repetição se tornou extenuante e, em certos pontos, adquiriu certo tom de perseguição.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Sempre que vejo os livros dessa coleção na livraria (principalmente sobre a história do Brasil) ficava morrendo de vontade de comprar, mas acaba deixando para lá. Eu sou apaixonada por história, era minha matéria preferida no colégio então acredito que vou aproveitar bastante a leitura. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é ótimo para quem gosta de História, garanto que será uma leitura divertida~

      Excluir
  2. Oi Elisa, não sei se eu leria o livro, pois não me chamou a atenção e ele foge do que estou acostumada a ler. Mas quem sabe um dia eu leia e mude de opinião né!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é algo que eu normalmente leria, mas, como estava disponível no kindle unlimited, resolvi dar uma chance e acabei gostando. Quem sabe não acontece o mesmo com você?

      Excluir
  3. Oi, tudo joia?
    Achei bem interessante o tema abordado do livro, e acho que leria sim, é bom sempre lermos coisas diferentes,

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Elisa!
    Eu realmente não conhecia e achei interessante. Não é uma leitura comum para mim, porém acho válida a leitura! Ótima dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro justamente porque parece agradável mesmo aos que não são muito chegados em História. Espero que você leia e goste~

      Excluir
  5. Olá!
    Sabe que eu já tive um grande interesse por esses "guias politicamente incorretos"? Mas aí um dia vi um professor de História que eu gosto muito os criticando, então perdi a vontade de lê-los. Mas pelo que percebi, esse livro aborda um lado da História que aparenta ser mais interessante e atrativo, com todas essas curiosidades. Aliás, me lembra muito aquele programa "Horrible Histories", traduzido no Brasil para "Deu a louca na História". Gente, eu adorava esse programa um tempo atrás hehe. Você já o assistiu?

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, o que ele falou de ruim dos livros exatamente? O que eu senti neste é que o autor transparece a confiança de "isso é uma verdade absoluta", quando na verdade se tratam de teorias, o que pode confundir um leitor com menos senso crítico. Mas, como são apresentados muitos dados polêmicos, é um livro realmente legal para despertar o interesse em História nas pessoas e fazê-las buscar conhecimento através de outras fontes. E não conhecia esse programa não, mas fiquei curiosa, vou procurar ♥

      Excluir
  6. Olá!

    Eu tenho esse guia e recomendo! A leitura é boa e chega a ser engraçada rs Concordo com algumas coisas que o livro conta, mas admito que também fiquei chocada com alguns fatos! Além desse eu tenho o Guia da História do Mundo e do Futebol, também já li o da América Latina mas não cheguei a comprar, peguei emprestado rs

    resenhaoeutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além desse eu só li o do Brasil (também gostei) e agora estou lendo o de filosofia, que acabou se mostrando bem pior que os outros guias politicamente incorretos. Do futebol nem tenho muito interesse, mas o da América Latina com certeza também lerei!

      Excluir

Flickr Images